Psicoterapia Transpessoal
A psicologia transpessoal é um ramo da psicologia que integra os aspectos espirituais e transcendentes da experiência humana com a estrutura de trabalho e pesquisa da psicologia moderna.
O termo transpessoal significa “além” ou “através” do pessoal, e se refere a experiências, processos e eventos que transcendem o que se considera um sentido de identidade limitado e que permite experimentar uma realidade maior e mais significativa.
É uma abordagem da Psicologia considerada por Abraham Maslow (1908-1970) como a “Quarta Força da Psicologia”, sendo a primeira força a Psicanálise, seguida da Psicologia Comportamental, e a terceira a Psicologia Humanista. É uma forma de sincretismo teórico, que abarca conteúdos de muitas escolas psicológicas, como as teorias de Carl G. Jung, Abraham Maslow, Viktor Frankl e Stanislav Grof. Surgiu em 1967 junto com Movimentos do Potencial Humano e New Age nos EUA, pelo pensamento de Maslow, que dizia que o ser humano necessitava transcender sua Psique (pessoal), conectando-se ao Todo, ou a outras realidades mais abrangentes (transpessoais), considerando tópicos como:
- Experiências de pico (que – segundo o psicólogo americano Abraham Maslow (1908-1970) – são estados de interconexão e unificação espiritual),
- Experiências místicas,
- Transes sistêmicos e Experiências de vida metafísica.
Embora os caminhos que podem ser percorridos a partir desta síntese sejam vários (dependendo das concepções psicológicas e espirituais que se integram), o objetivo principal da psicologia transpessoal é que o ser humano transcende o sentido de si mesmo, para ser capaz de se identificar com um maior consciência.
O psicólogo americano Ken Wilber (1949-) distingue três níveis no desenvolvimento dessa consciência.
O nível pré-pessoal: é a época do desenvolvimento em que os seres humanos ainda não estão cientes de sua mente (bebês pequenos, que ainda não têm uma teoria da mente)
O nível pessoal: é alcançado quando a criança se dá conta de que é uma pessoa que pensa, diferente das outras.
O nível transpessoal: o nível que se atinge por meio do desenvolvimento espiritual, e que consiste em transcender a identificação com o corpo e a mente, para chegar a um nível superior de consciência.
A Psicologia transpessoal tem como objeto o estudo da Consciência e de seus Estados não ordinários e, nesse sentido congrega vários Recursos Técnicos como a Hipinoterapia, a Meditação e o Relaxamento. a respiração holotrópica, terapia de interpretação dos sonhos, regressado vidas anteriores a Meditação e o relaxamento.
“Aceitar o medo da morte conduz à cura, à transformação positiva da personalidade e à evolução da consciência”.
– Stanislav Grof